APDP Lança Novos Cursos de Cozinha Saudável
APDP - Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal lança novos cursos de cozinha saudável, na Escola da Diabetes, em Lisboa. Ministrados por um chef de cozinha e uma dietista, associam o convívio e a descontração a uma componente educativa. Cada curso tem um tema específico, mas todos seguem os princípios do equilíbrio, qualidade e sabor. O primeiro está agendado para o próximo dia 26 de março e centra-se na primeira e na mais importante refeição do dia: o pequeno-almoço. Em comunicado, Luís Gardete Correia, presidente da APDP, indica que "vários estudos indicam que o pequeno-almoço é uma refeição essencial à saúde e ao bem-estar, mas também que esta é uma das refeições mais desvalorizadas e até omitidas do dia. Ajuda a aumentar o gasto energético, a melhorar o rendimento cognitivo, a concentração e a controlar o apetite para o almoço. Este primeiro curso que a APDP disponibiliza, além de dar dicas importantes de como preparar a primeira refeição do dia de forma equilibrada é um excelente programa para fazer em família".
Outras dicas importantes ao nível de uma alimentação saudável, ao alcance de todos, se seguirão nos próximos cursos agendados. "Pratos de Microondas" inicia no dia 10 de abril e vai permitir aprender a preparar receitas completas de forma rápida e sem sujar tachos e panelas. Já o curso "Pratos de Baixo Índice Glicémico" ajudará a esclarecer os vários mitos associados a este conceito, a interiorizar como funciona e como deve ser utilizado no dia-a-dia. As refeições com um índice glicémico mais baixo podem contribuir para um melhor controlo metabólico e do apetite. Outro dos cursos a encher de cheiros e sabores a cozinha da Escola da Diabetes é o do "Pão e Bolachas". "As bolachas são muito comuns na nossa alimentação, crescemos com elas, e esquecemo-nos de que são produtos de pastelaria. Por exemplo, aquelas que encontramos no supermercado, se olharmos para o rótulo, percebemos que são uma "junk food" disfarçada de "alimento saudável". Em termos práticos, muitas destas bolachas são compostas por ingredientes de má qualidade e extremamente calóricas. Assim, deve evitar-se o seu consumo e preferir as caseiras", refere Joana Oliveira, dietista e uma das formadoras, citada no mesmo comunicado. "Doces de Verão Quase sem Açúcar", "Sobremesas simples, frescas e pouco calóricas para o verão", "Legumes para Miúdos e Graúdos" são outras opções a considerar para saber como tornar alimentos saudáveis mais apetecíveis para as crianças, com receitas que podem ir de um simples puré de batata e legumes a nuggets de legumes.
Cursos e Datas:
Pequenos-Almoços: 26 de março
Pratos de Microondas: 10 de abril
Pratos de Baixo Índice Glicémico: 23 de abril
Pão e Bolachas: 15 de maio
Doces de Verão quase sem Açúcar: 21 de maio
Pratos Apetecíveis, Metade das Calorias: 18 de junho
Legumes para Miúdos: 25 de junho
As inscrições podem ser feitas através do email cvaz@apdp.pt ou do telefone 213 816 101. O custo associado é de 20 euros, sendo que as crianças até aos 12 anos não pagam.