Campanha "Antibióticos em crianças: use, mas não abuse"



Antibióticos em crianças: use, mas não abuse

Antibióticos em crianças: use, mas não abuseCom a chegada do frio vêm também as infeções respiratórias que afetam sobretudo as crianças, sendo comum o uso de antibióticos para o seu tratamento. Mas apesar de potentes, nem sempre são a melhor resposta. Além disso, o seu uso incorreto e abusivo é prejudicial à saúde da criança e de todos os que a rodeiam.

A campanha "Antibióticos em crianças: use, mas não abuse" pretende alertar os pais, educadores e profissionais de edução para a importância de tomar corretamente o antibiótico e para o papel dos profissionais de saúde no aconselhamento e promoção do uso racional destes medicamentos.

Lançada pela Cooprofar, a campanha entra em vigor a partir do dia 22 de outubro e decorre até ao final do ano nas farmácias de norte a sul do país.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Alergologia Pediátrica (SPAP) "o tratamento destas infeções não deverá passar pelos antibióticos como primeira opção. "A SPAP alerta ainda que "a resistência bacteriana aos antibióticos está a desenvolver-se rapidamente, uma situação que está a atingir proporções elevadíssimas em todo o mundo".

Fonte: http://www.vitalhealth.pt/noticias/3147-antibioticos-em-criancas-use-mas-nao-abuse