Saúde

Dores de Cabeça
As Dores de Cabeça, tecnicamente chamadas de Cefaleias, são de vários tipos e com inúmeras possíveis etiologias. Podem ser sentidas em qualquer idade e com prevalência no sexo feminino. Manifestam-se como uma dor contínua sentida na cabeça. Esta dor pode estar localizada em qualquer região da cabeça com possível extensão ao pescoço. Como o cérebro não possui recetores de dor, as cefaleias não são sentidas no cérebro mas sim em estruturas neurológicas ao redor do cérebro.
A Sociedade Portuguesa de Cefaleias rege-se pela classificação da Sociedade Internacional de Cefaleias( International Headache Society):



Na maioria das vezes as Dores de Cabeça são um sintoma e não uma doença. Como se pode verificar muitos podem ser os fatores causais das Dores de Cabeça. Para efetivo tratamento desta condição clínica há que investigar a sua causa. Normalmente as Dores de Cabeça são temporárias e desaparecem assim que se ataca a origem, no entanto, se as dores persistirem é de considerar a ida ao médico Neurologista. Independentemente da origem das Dores de Cabeça existe um mineral que irá certamente ajudar neste quadro clínico. Este mineral é o magnésio!

Magnésio
O magnésio, amplamente conhecido, tornou-se popular pela sua vasta ação no organismo. Com mais de 300 funções, este mineral tem como principais ações no nosso corpo as seguintes:
  • Relaxante muscular;
  • Vasodilatador arterial (prevenindo a hipertensão);
  • Contribui para um sistema nervoso saudável;
  • Preventivo da fadiga;
  • Acelerador da recuperação muscular.


Sal de Schussler nº 7 Magnesium phosphoricum
Se associarmos ao magnésio a sua função homeopática, obtemos então o Sal de Schussler nº 7 Magnesium phosphoricum. Segundo o médico alemão Wilhelm Schussler (1821-1898) a administração mais eficaz de minerais é aquela que é feita através dos minerais homeopatizados ou seja diluídos. A Homeopatia consiste em diluições, mesmo se a diluição for baixa, como é o caso do Sal nº 7 Magnesium Phosphoricum. Assim, para além da ação homeopática, teremos também o mineral presente na sua forma molecular. Administrar Sais de Schussler consiste então em dar ao organismo o mineral (efeito bioquímico) e ao mesmo tempo estimular o organismo a estar mais predisposto à sua absorção (efeito homeopático). Por este motivo, torna-se numa forma muito segura e eficaz de administrar o magnésio independentemente da idade, condição clínica ou fármacos que estejam a ser concomitantemente tomados.
Posologia:
6 - 11 anos
Aguda: 1 a 4 comprimidos por dia.
Crónica: 1 a 2 comprimidos por dia.
12 - fase adulta
Aguda: 1 a 6 comprimidos por dia.
Crónica: 1 a 3 comprimidos por dia.

Solução "Hot 7":
Não obstante a eficácia da posologia estipulada para a administração do Sal nº 7 Magnesium phosphoricum no combate e prevenção das Dores de Cabeça, sabe-se que nas crises agudas de dores (independentemente da localização) a posologia conhecida por "Hot 7" tem uma resposta muito positiva na redução da dor. Este modo de toma consiste então em adicionar a meio copo de água quente/morna 10 comprimidos do Sal nº 7 e beber em pequenos goles.

Outras Medidas Complementares:
  • Ingerir bastante água;
  • Beber sumos naturais de frutas e legumes;
  • Retirar da dieta alimentar todos os alimentos que contenham glutamato de sódio (E621 usado como intensificador de sabor) e aspartame (E951 usado como um edulcorante artificial), pois estes estão relacionados com o desenvolvimento de cefaleias;
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em tiramina (queijo, chocolate, cafeína, peixe fumado e salsichas);
  • Preservar uma função hepato-biliar saudável através de uma alimentação sem laticínios, gorduras e alimentos processados e consumindo infusões de cardo-mariano, boldo e borututu;
  • Infusões ou tinturas de cidreira, alfazema, camomila, flor de laranjeira,hortelã, ou tília, poderão aliviar esta condição;
  • Ter um intestino saudável e regular;
  • Fazer exercício físico saudável e moderado.

Fonte: Newsletter nº 25 da KTB