Sete conselhos para proteger os ouvidos

Sete conselhos para proteger os seus ouvidosAs otites são o problema auditivo que mais afeta a população portuguesa, manifestando-se maioritariamente no inverno. Estas infeções podem provocar perda auditiva, razão pela qual é imperativo proteger os ouvidos. Por esta razão, a GAES – Centros Auditivos elaborou uma lista de conselhos que o vão ajudar a cuidar dos seus ouvidos na época mais fria do ano.

O vento e as temperaturas mais baixas podem prejudicar o sistema auditivo, mas simples gestos, fáceis de concretizar, podem fazer a diferença. Tome nota:

- Evite usar cotonetes na higiene dos ouvidos. Na maioria das vezes, a cera que se acumula em cima da membrana timpânica é empurrada por estes objetos. Para uma limpeza mais eficaz, recorra a difusores de água marinha e/ou amaciadores de cera.

- Seque bem os ouvidos depois do banho com a ajuda da toalha, sobretudo se tiver de sair de casa. Gorros e "tapa-orelhas" são ótimos aliados do vento e das temperaturas baixas.

- Em caso de inflamação causada pelo frio, aplique uma botija de água quente na parte externa do ouvido, pois ajuda a acalmar a inflamação.

- Doenças como a bronquite e a faringite podem afetar a saúde auditiva. Estar atento aos sintomas e procurar o tratamento adequado é fundamental para evitar infeções de maior.

- Se pratica desportos que implicam longa permanência dentro de água está mais suscetível a infeções. As toucas e os tampões de silicone são fundamentais, sobretudo para pessoas com tendência a sofrer de otite em ambientes aquáticos.

- Vitaminas como a B-12, presente no leite e derivados, ovos, ou carnes vermelhas fortalecem o sistema auditivo, pelo que devem fazer parte de uma alimentação rica e equilibrada.

- Otites mal curadas podem provocar inflamação e, em última análise perda de audição. Para comprovar se a otite/infeção afetou a sua capacidade auditiva, faça uma revisão auditiva.


Fonte: http://www.vitalhealth.pt/noticias/3199-sete-conselhos-para-proteger-os-ouvidos